terça-feira, 4 de agosto de 2015

Seminário Autismo e Psicose Infantil - da clínica à política, e retorno.

Por que um paralelo entre o Menino Lobo e o Presidente Schreber? O Menino Lobo é um caso de psicose infantil e nós não poderemos senão nos reenviar à fonte inesgotável das Memórias de um Doente dos Nervos, de Daniel-Paul Schreber.

Rosine e Robert Lefort, Les structures de la psychose.

Relatado em uma publicação ainda não traduzida, o tratamento de Robert foi contemporâneo aos de Nadia e de Marise, e precedeu o de Marie-Françoise. Entre o rosto rubro do menino, o olhar às vezes fixo, mas de uma mobilidade incessante, seus gritos e urros, risos violentos e  agitação, Rosine encontra o que descrevemos, a partir do último ensino de Lacan, como Um significante sozinho: “O Lobo!”

Em nosso encontro de agosto, iniciaremos a leitura do caso Robert, descrito por Lacan, em seu primeiro Seminário, como “um desses casos graves que nos deixam num grande embaraço quanto ao diagnóstico”.

E será com um imenso prazer que receberemos Tânia Abreu (EBP/AMP), para apresentação de quatro vinhetas clínicas que promovem uma discussão sobre diagnóstico, trasferência e circuito da pulsão. Tânia participa do Observatório Políticas sobre o Autismo (AMP) e do Observatório sobre Medicalização na Infância (FAPOL), e leciona no Instituto de Psicanálise da Bahia. Seu trabalho é intitulado: “O lápis, a Mônica, o dinheiro... a música: objetos que abrem o circuito transferencial”.

Coordenação: Ana Martha Maia
Datas: 8 agosto, 12 setembro, 3 outubro, 7 novembro e 5 dezembro. Sábados, 10 às 12h.
LocalSede da EBP-Rio. Rua Capistrano de Abreu, 14. Humaitá. Inscrições e informaçõesanamarthamaia@gmail.com
*O Programa de 2015.2, a bibliografia e os textos traduzidos serão enviados por email, para os inscritos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário