quinta-feira, 7 de abril de 2016

Seminário Autismo e Psicose Infantil - da clínica à política, e retorno.


Ressaltamos quanto é sempre doloroso para um pai fazer emergir seu fantasma ou seu próprio sintoma, mas também quanto pode ser uma contribuição formidável para o trabalho da criança.Elizabeth Leclerc-Razavet, L'inconscient sort de la bouche des enfants.

A importância do trabalho com os pais é abordada no caso Victor (Leclerc-Razavet,E., Paris: Éditions Nouvelles Cécile Defaut, 2013) e no caso Yvan, de Deltombe, H. ("Lorsque l'enfant questionne". Paris: Éditions Michèle. 2013).

Seguindo nosso projeto de trabalho deste ano, no próximo sábado, nós avançaremos na leitura comentada do caso Robert, o "Menino Lobo" (Leforts, R. e R., "Les structures de la psychose: L'enfant au loup et le Président", Paris: Seuil, 1988), precisamente na leitura do Capítulo III, e dedicaremos a segunda parte do Seminário a estes dois casos, depois de retomarmos o caso do adolescente autista, publicado por Rouillon, J-P. ("Le travaile avec les parents: de la fonction de résidu à la surprise", Préliminaire 13, 2001), que trabalhamos no mês passado.

Coordenação: Ana Martha Maia (EBP/AMP).
Colaboradora: Bruna Brito.
Comissão de Tradução : Ana Martha Maia, Anna Carolina Nogueira, Astrea Gama e
Silva, Bruna Brito, Luiza Sarrat Rangel, Maria Elizabeth Araújo e Marina Valle.
Data: 9 abril, 7 maio, 4 junho e 2 junho. Sábados, 10h.

Local: Sede da EBP-Rio. Rua Capistrano de Abreu,

Nenhum comentário:

Postar um comentário