terça-feira, 18 de outubro de 2016

Seminário Autismo e Psicose Infantil - da clínica à política, e retorno.

 É a primeira vez que em torno do buraco do objeto – sobre o que ele colocou sua questão -, buraco que concerne ao Outro, que me concerne diretamente, a pulsão escópica pode, enfim, retornar sobre ele: ele se olha. Podemos seguir Freud para dizer que ele se olha no objeto ausente?Rosine e Robert Lefort, Les structures de la psychose.

O olhar será o tema a que o Seminário de outubro se dedicará, a partir da leitura do caso Robert, o Menino Lobo, Capítulo VI: "La pulsion scopique" do livro Les structures de la psychose: L'Enfant au loup et le Président, Paris: Seuil, 1988.
E, na segunda parte do Seminário, teremos muito prazer em receber, mais uma vez, Valeria Ferranti (EBP/AMP), coordenadora do Ciranda - NR Cereda, que apresentará um caso para o qual escolheu um título muito instigante:  "Olha! Olha! Olha!".
Nos dias 18 e 19 de novembro, estaremos no Hospital São Zacharias/SEPAI, coordenando o Curso "Autismo e Psicose Infantil - política, clínica e prática em instituição", que terá Marita Manzotti (EOL/AMP) e Daniela Teggi (EOL/AMP) como professoras convidadas. As informações podem ser obtidas pelo site hsz.org.br, Hospital São Zacharias/SEPAI e pelo telefone: 2244-2698. As vagas são limitadíssimas.

Coordenação: Ana Martha Maia (EBP/AMP).
Colaboradora: Bruna Brito.
Comissão de Tradução : Ana Martha Maia, Anna Carolina Nogueira, Astrea Gama e Silva, Bruna Brito, Luiza Sarrat Rangel, Maria Elizabeth Araújo, Marina Valle e Sonia Carneiro Leão.
Data: 1 outubro e 3 dezembro. Sábados, 10h.
Local: Sede da EBP-Rio. Rua Capistrano de Abreu, 14. Humaitá.
Informaçõesanamarthamaia@gmail.com
*Aos inscritos que ainda não receberam, solicitar as traduções por email.

Nenhum comentário:

Postar um comentário