terça-feira, 28 de abril de 2015

Nota sobre a III Jornada do MPASP

Ana Martha Maia
Nos dias 20 e 21 de março de 2015, na UFRJ e no Pinel, foi realizada a terceira Jornada do Movimento Psicanálise Autismo e Saúde Pública, com o tema Clínica psicanalítica com autismos.
A partir de uma posição ética, analistas de diferentes instituições se encontraram com o objetivo de transmitir, através de resultados obtidos na clínica, seja em consultórios privados ou instituições de saúde e educação, de que modo a psicanálise contribui no tratamento dos autismos. 
O MPASP tem o objetivo de esclarecer o lugar da psicanálise, entre outras formas de abordagem, no tratamento dos autismos, mantendo em aberto o debate sobre o cenário atual das políticas públicas voltadas para o sujeito autista e sua família. 
A Escola Brasileira de Psicanálise participa ativamente deste Movimento desde sua criação, inclusive no Grupo Gestor (Grupo de Articulação Política). Nesta Jornada, também esteve na organização do evento, na apresentação de trabalhos, na exibição do filme Otras voces una mirada diferente sobre el autismo (Dir. Iván Ruíz e Silvia Xarrié, 2013) e na coordenação de debates.
Na Mesa O que a neurociência, a genética e/ou a epigenética têm a dizer sobre os autismos, a psiquiatra Marina Valle fez uma leitura crítica sobre os métodos de tratamento por repetição e condicionamento e observações sobre a Affinity Therapy. Por meio de um caso clínico, Ana Martha Maia (EBP/AMP) e Vanessa Brandão articularam clínica, teoria e política na Mesa Diagnóstico diferencial: autismos, psicoses e deficiência, da qual também participaram Ana Beatriz Freire e  Bruna Brito, com trabalhos sobre autismo e psicose, respectivamente. O debate sobre Otras voces foi coordenado por Ana Beatriz, e Amanda, Luiza Sarrat e Simone Monnerat apresentaram um Pôster sobre leis e a possibilidade de inclusão escolar nos autismos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário