quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Seminário Autismo e Psicose Infantil - da clínica à política, e retorno.


"Madame e Deus são os personagens centrais da psicose da criança do Lobo ou do presidente, quer dizer, segundo Lacan a mulher-toda, do que decorre para um e para outro o empuxo-à-mulher. [...] Para um e para outro a realidade sexual que é aquela do inconsciente pode ser lida a livro aberto e passa a tomar a frente do palco". 
Psicose no adulto, psicose na criança: uma só estrutura. 
Robert e Rosine Lefort. 

No Seminário de setembro, trabalharemos esta Conferência dos Lefort (1985) que foi apresentada na EBP-Bahia e publicada em apostila de circulação Interna, e prosseguiremos com a leitura do Capítulo V: "Le don propitiatoire", do livro Les structures de la psychose: L'Enfant au loup et le Président, Paris: Seuil, 1988.

Na segunda parte do Seminário, receberemos com muito prazer Mônica Hage (EBP/AMP), psicóloga do Ambulatório Infanto-juvenil do Hospital Juliano Moreira - Salvador/Bahia, e preceptora da Residência de Psicologia Clínica e Saúde Mental. Ela irá apresentar um caso que intitulou "Trauma e acontecimento de corpo: uma questão diagnóstica", enriquecendo nossos debates sobre a distinção dos autismos, com relação às psicoses.

Coordenação: Ana Martha Maia (EBP/AMP).
Colaboradora: Bruna Brito. 
Comissão de Tradução : Ana Martha Maia, Anna Carolina Nogueira, Astrea Gama e Silva, Bruna Brito, Luiza Sarrat Rangel, Maria Elizabeth Araújo, Marina Valle e Sonia Carneiro Leão.
Data: 3 setembro, 1 outubro, 19 novembro e 3 dezembro. Sábados, 10h.
Local: Sede da EBP-Rio. Rua Capistrano de Abreu, 14. Humaitá.
Informações: anamarthamaia@gmail.com
*Aos inscritos que ainda não receberam, solicitar as traduções por email. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário