sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Seminário Autismo e Psicose Infantil - da clínica à política, e retorno - Barra da Tijuca

Corpo, sintoma e gozo.
"Achamos que dizemos o que queremos, mas é o que quiseram os outros, mais particularmente nossa família, que nos fala. Escutem esse nós como um objeto direto. Somos falados e, por causa disso, fazemos, dos acasos que nos levam, alguma coisa de tramado.

Com efeito, há uma trama – chamemos isso de nosso destino."
Jacques Lacan, Seminário 23.
"Assuntos de família - seus enredos na prática" é o tema do VIII Enapol (Buenos Aires, 14 e 15/set/2017) que abordará os efeitos do declínio do pai na família contemporânea e a prática da psicanálise, a partir do Um sozinho. Se o inconsciente é o discurso do Outro, da família (Miller, El ultimísimo Lacan), do Outro ao Um "ser seu sinthoma é livrar-se das escórias herdadas do discurso do Outro, depois de tê-las percorrido" (Lacan, Seminário 24: L´insu que sait de l'une bévue sáile a`mourre).

Assim, destacamos os seguintes eixos temáticos para nossos encontros de 2017: A família, ficção necessária; Segredos de família; As famílias e as instituições educativas; Maus garotos, crianças sozinhas; As novas leis de identidade de gênero e matrimonio igualitário: consequências subjetivas e familiares; e Sintomas familiares, famílias sintomáticas (http://www.asuntosdefamilia.com.ar/pt/template.php?file=Ejes-tematicos.html). A cada encontro, teremos um caso clínico relacionado a um eixo.

Na semana que vem, trabalharemos a questão "como se faz um corpo", tendo como referência o texto de Alexandre Stevens: "Fazer-se um corpo na adolescência" (http://www.institutopsicanalise-mg.com.br/ciendigital/n20/fazer-se-um-corpo-na-adolescencia.html) e o caso clínico de uma criança que Valeria Ferranti apresenta no texto "Fazer-se um corpo", orientados no que Miller chama de "todo Lacan": do ultimíssimo Lacan a seu primeiro ensino.


Coordenação: Ana Martha Maia (EBP/AMP).

Colaboradoras: Bruna Brito e Valéria Glioche.

Comissão de Tradução : Amanda Nunes, Ana Martha Maia, Anna Carolina Nogueira, Astrea Gama e Silva, Bruna Brito, Luiza Sarrat Rangel, Maria Elizabeth Araújo, Marina Valle, Pietro Mega, Sônia Leão e Valéria Glioche.

Datas: 7 dezembro. Quarta-feira. 12:30h.

Local: Rua Rui Frazão Soares, 121/sala 205. La Playa. Alpha Barra I.

Informações: anamarthamaia@gmail.com



*Aos inscritos que ainda não receberam, solicitar as traduções por email. Para os participantes que ainda não conseguiram comprar o livro, fazemos pedidos diretamente à editora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário