domingo, 4 de dezembro de 2016

Seminário Autismo e Psicose Infantil - da clínica à política, e retorno.

A proposta de trabalhar a distinção do autismo visa circunscrever balizas que orientam a topologia dos circuitos de gozo, através da leitura de casos clínicos, atendidos em instituições ou no campo privado, e manter em aberto o debate sobre a Política da Saúde Pública e a Política da Psicanálise.
Nadia, Marie-Francoise, Robert e Maryse - partimos do que nos ensinam os clássicos dos Leforts, que consideram o corpo com furos, superfícies e bordas, e seguimos o fio condutor que percorre seus trabalhos: o significante-sozinho [significant-tout-seul], "da clínica à política e retorno", na expressão de Laurent.
Esta é a proposta de nosso Seminário, que no próximo sábado dará prosseguimento ao estudo sobre o caso Robert articulando o capítulo sobre a pulsão escópica (Les structures de la psychose: L'Enfant au loup et le Président, Paris: Seuil, 1988) à quatro textos publicados no site da 46a Journée da ECF: L'objet regard, que selecionamos e traduzimos para este nosso encontro.
Na segunda parte do Seminário nos dedicaremos ao debate sobre questões cruciais levantadas durante o Curso "Autismo e Psicose Infantil - política, clínica e prática em instituição", realizado no Hospital São Zacharias/Santa Casa da Misericórdia/UCAM, em que estivemos trabalhando com Marita Manzotti (EOL/AMP) e Daniela Teggi (EOL/AMP), na direção do Observatório sobre Políticas do Autismo - FAPOL. Foi uma experiência muito rica de transmissão da clínica e do trabalho da psicanálise de orientação lacaniana (surpreendentemente, sem tradução!) em instituições na Argentina, Brasil, Bélgica, França e Itália, em que conceitos foram abordados a partir de casos clínicos e questões sobre Políticas Públicas promoveram uma viva conversação.
Deste encontro de dezembro, depreenderemos questões que se desdobrarão para 2017, quando iniciaremos nosso quarto ano de trabalho!
Agradeço aos colaboradores, Comissão de Tradução e participantes pelo  que estamos realizando juntos e aos colegas da EBP/AMP que, generosamente, têm vindo "por conta e risco" compartilhar conosco suas clínicas.
Ana Martha Maia (EBP/AMP)
Coordenação

Colaboradora: Bruna Brito.
Comissão de Tradução : Amanda Nunes, Ana Martha Maia, Anna Carolina Nogueira, Astrea Gama e Silva, Bruna Brito, Luiza Sarrat Rangel, Maria Elizabeth Araújo, Marina Valle, Pietro Mega, Sonia Carneiro Leão e Valéria Glioche.
Data: 3 dezembro. Sábado, 10h.
Local: Sede da EBP-Rio. Rua Capistrano de Abreu, 14. Humaitá. Informaçõesanamarthamaia@gmail.com
*Aos inscritos que ainda não receberam, solicitar as traduções por email.





Nenhum comentário:

Postar um comentário