quarta-feira, 8 de março de 2017

Seminário Autismo e Psicose Infantil - da clínica à política, e retorno.



"Ele se volta, então, para o vidro da janela, vê sua imagem e bate nela uma vez. Digo a ele que ele acredita que este lobo que lhe faz mal está ao mesmo tempo dentro e fora dele, cada vez que sente que alguma coisa lhe faz mal, e que por isso bateu na sua imagem no vidro. Mas que Rosine está aqui todos os dias e o protege contra o lobo."
Rosine e Robert Lefort, Les structures de la psychose

A leitura dos casos clássicos de Rosine e Robert Lefort proporcionam uma experiência única de apreensão da transmissão de uma clínica fundamentada na orientação pelo real, articulado ao imaginário e ao simbólico. Podemos considerá-la a primeira, tendo como referência os comentários de Lacan em seu primeiro Seminário.

Rosine descreve minuciosamente as sessões com Nadia, Marie-Françoise e Robert, uma verdadeira “clínica do detalhe”, na expressão de Miller, na qual a analista se faz de parceiro da criança, tomando-a como sujeito, um ser falante.

O encontro fortuito do menino Robert com a própria imagem refletida no vidro, o duplo, a palavra alucinada, os objetos, o Outro, a presença da analista, o laço sutil de trabalho, a delizadeza das intervenções – temos acompanhado o percurso de O Nascimento do Outro à Estruturas da psicose e no dia 11 de março retomaremos nossos encontros.

Neste dia, daremos prosseguimento ao estudo sobre o caso Robert. Beth apresentará pontos cruciais do Capítulo VII: “O reflexo no vidro. O redobramento ou divisão do sujeito” (Les structures de la psychose: L'Enfant au loup et le Président, Paris: Seuil, 1988) e teremos a oportunidade de fazer um retorno à Conferência dos Leforts sobre o esquema ótico e as estruturas (Forum Red CEREDA 4, Atas de la Cuarta Jornada de Trabajo sobre Psicoanálisis con Niños: La dirección de la cura, transferencia y interpretación, Barcelona). O Capítulo anterior, Capítulo VI, aborda justamente a pulsão escópica.

No dia 21 de fevereiro, O Instituto Irajá – Educação Infantil e Ensino Fundamental e o Projeto Lugar & Laços realizaram a conversação inter-disciplinar “Uma escola inclusiva” sobre autismos, diferença e inclusão. Faremos um breve relato do que foi esta rica experiência.

Assim, em 2017, quarto ano de Seminário, seguiremos instigados pela condução de Rosine no tratamento de Robert, o "Menino Lobo" e pelas questões que surgem na leitura de textos teóricos e discussão de casos clínicos sobre autismos, psicoses e “neuroses graves”, em crianças, adolescentes e adultos. Casos publicados ou casos apresentados pelos participantes do Seminário e por colegas convidados do Campo Freudiano. Duas presenças já estão confirmadas:

- 3 de junho: Cristiane Barreto (EBP/AMP), com um caso que informaremos o título posteriormente

- 1 de julho: Samyra Assad (EBP/AMP), que apresentará o caso “O bem dizer do psicótico”.

Para facilitar o acesso à leitura, a coordenação e participantes do Seminário contribuem com a tradução de textos.

Sigamos na Batalha, pelos autismos!

Ana Martha Maia 



Coordenação: Ana Martha Maia (EBP/AMP).

Colaboradora: Bruna Brito.

Comissão de Tradução : Amanda Nunes, Ana Martha Maia, Anna Carolina Nogueira, Astrea Gama e Silva, Bruna Brito, Luiza Sarrat Rangel, Maria Elizabeth Araújo, Marina Valle, Pietro Mega, Sonia Carneiro Leão e Valéria Glioche.

Datas: 11 março, 8 abril, 6 maio, 3 junho, 1 julho, 5 agosto, 2 setembro, 7 outubro, 11 novembro, 2 dezembro.

Local: Sede da EBP-Rio. Rua Capistrano de Abreu, 14. Humaitá.

Informações: anamarthamaia@gmail.com


*Aos inscritos que ainda não receberam, solicitar as traduções por email.

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