quarta-feira, 22 de março de 2017

Seminário Autismo e Psicose Infantil - da clínica à política, e retorno - Barra da Tijuca - Corpo, sintoma e gozo.

Um menino é afastado da escola depois de um difícil e breve percurso em espaços coletivos em que foi amordaçado, suspenso e expulso. Colocava em risco sua vida e a dos outros, e foi encaminhado para o Conselho Tutelar.

A pedido da escola, esteve em tratamento em uma Clínica de Psicologia que considera impossível prosseguir com ele, na medida em que não correspondia ao "tratamento psicopedagógico por falta de condições mentais: ... apresenta atitudes agressivas, baixa concentração e desejo de destruição com características perversas. Encontra-se fora do controle, está inquieto e com atitudes delirantes. Tem causado danos materiais à clínica e ameaçado a integridade física do profissional, e seus pais não demonstram interesse pelo tratamento" (p.31).

Este caso se encontra publicado no texto "Um menino chamado Amódio", de Cristiana Pitella de Mattos (EBP/AMP) - Revista Curinga/EBP-MG, número 15/16, versão on line 2011. Em nosso próximo encontro, iremos apreender o que nos ensina a criança sobre os efeitos do encontro com um analista e como constrói seu romance familiar, tendo em vista "Assuntos de família - seus enredos na prática", tema do próximo VIII Enapol.

Até lá!

Ana Martha Maia



Coordenação: Ana Martha Maia (EBP/AMP).

Colaboradoras: Bruna Brito e Valéria Glioche.

Comissão de Tradução : Amanda Nunes, Ana Martha Maia, Anna Carolina Nogueira, Astrea Gama e Silva, Bruna Brito, Luiza Sarrat Rangel, Maria Elizabeth Araújo, Marina Valle, Pietro Mega, Sônia Leão e Valéria Glioche.

Datas: 22 março, 19 abril, 17 maio, 21 junho, 19 julho e 16 agosto. Quartas-feiras. 12:30h.

Local: Rua Rui Frazão Soares, 121/sala 205. La Playa. Alpha Barra I.

Informações: anamarthamaia@gmail.com



*Aos inscritos que ainda não receberam, solicitar as traduções por email.

Nenhum comentário:

Postar um comentário