sexta-feira, 20 de março de 2015

II Seminário “Autismo e Políticas Públicas” encerra inscrições

Estão encerradas as inscrições para o II Seminário "Autismo e Políticas Públicas", marcado para os dias 25 e 26 de março, na PUC Barreiro. Participam profissionais das diversas formações relacionadas ao tema. O evento é uma realização do Conselho Regional de Psicologia - Minas Gerais (CRP-MG), por meio da Comissão de Saúde, em parceria com a Prefeitura Municipal de Contagem, e será alusivo ao “Dia mundial de conscientização do autismo”, comemorado em 2 de abril.

A abertura será as 19h do dia 25 seguida pela conferência “Diretrizes da Política Nacional para o cuidado à pessoa com autismo e suas famílias” com a doutora em psicologia e educação, Ilana Katz, uma das articuladoras do Movimento da Psicanálise, Autismo e Saúde Pública junto ao Ministério da Saúde. A atividade será coordenada conselheiro do CRP-MG, André Amorim Martins.

Na manhã do dia 26, as 9h, está programada a mesa “As abordagens teóricas no tratamento à pessoa com autismo” com os palestrantes Lidia Prata, psicóloga clínica com formação em Psicoterapia Cognitiva pelo Instituto Mineiro de Terapia Cognitiva (IMTC); Marcus Vinícius Garcia, psicólogo clínico e especialista em Análise do Comportamento Aplicada; Rodrigo D'angellis, psiquiatra Geral e infantojuvenil, especialista em Psicoterapia Humanista-Abordagem Centrada na Pessoa; e Tânia Ferreira, psicóloga, psicanalista e pós doutorada em Psicologia. Quem coordenará os debates será a psicóloga Paula Pimenta, psicanalista membro da Escola Brasileira de Psicanálise (EBP) e da Associação Mundial de Psicanálise (AMP).

As 14h o tema “O Autismo e as experiências de tratamento nas cidades” será abordado por Janaína Sérvulo, psicóloga da rede de saúde mental de Contagem/MG; Christine Magalhães, artista Plástica, arteterapeuta, especialista em saúde mental  e coordenadora do CAPSi de Ouro Preto;  e Gabriela Duarte, terapeuta ocupacional, profissional do Centro Especializado em Reabilitação – CER II, Itabirito/MG. A psiquiatra Maria Helena Roscoe coordenará a mesa. Ela é mãe de rapazes gêmeos, ambos com autismo, e Diretora Técnica da Associação Brasileira de Autismo (Abra).

Nenhum comentário:

Postar um comentário