sexta-feira, 13 de março de 2015

Seminário Autismo e Psicose Infantil – da clínica à política, e retorno.





Seminário Autismo e Psicose Infantil – da clínica à política, e retorno.

“Se esta lambuzeira tem o mesmo sentido que para Nadia, isto é, de presentificar a superfície de um corpo não furado, não é pois, como para Nadia, de seu corpo que se trata, mas do meu. Ora, somente um corpo furado pode fundar o Outro em sua presença em face do corpo do pequeno sujeito que, originalmente, não deve ser furado. Se ela [Marie-Françoise] me lambuza, não é o Outro que ela atinge”. (Nascimento do Outro, p.236)

        Na proposta de trabalhar a delicada distinção entre autismo e psicose infantil, partimos do que nos ensinam os clássicos dos Lefort. Desde Nadia, Rosine considera o corpo com furos, superfícies e bordas. Com Marie-Françoise, conclui o que acontece quando “não existe Outro” e estabelece "a distinção do autismo".
        No mês de março, nós nos dedicaremos aos conceitos de “duplo” e “objetos autísticos”, de acordo com as contribuições de Laurent (La bataille de l'autisme - de la clinique à la politique, 2012) e Maleval (L’autiste, son double et ses objets, 2009).  Na leitura do caso Marie-Françoise, basearemos a discussão no capítulo VII: "O duplo e o real" e no capítulo VIII: "A tentação do outro portador do objeto"  (Nascimento do Outro, 1980), e no capítulo I: "Marie-Françoise - l'autisme infantil  primaire précoce"  (La distinction de l'autisme, 2003).
Na segunda parte do Seminário de março, que se intitula "Autismos, leis e deficiência",  faremos uma apresentação e discussão das principais diretrizes de documentos públicos sobre o autismo, organizados por órgãos e entidades dos campos da saúde, justiça, educação e assistência social. Neste dia, os textos de base serão "Cartilha: Direitos das pessoas com autismo", elaborado pela Defensoria Pública do Estado de São Paulo em parceria com o Movimento Pró-autista, fundado por pais de autistas, e "Autismo: conhecer e agir", publicação organizada pela OAB-RJ da palestra "Conhecendo pessoas com deficiência psicossocial", apresentada pelo consultor em educação inclusiva Romeo Sassaki. Ao final, retomaremos a discussão clínica, seguindo, assim, "da clínica à política,  e retorno".
        Tão logo concluirmos Marie-Françoise,  trabalharemos em torno do caso Robert. Para facilitar o acesso à leitura, a coordenação e participantes do Seminário contribuem na tradução dos textos.

Coordenação: Ana Martha Maia
Datas: 7 março, 18 abril, 9 maio, 13 junho, 4 julho. Sábados, 10 às 12h.
Local: Sede da EBP-Rio. Rua Capistrano de Abreu, 14. Humaitá.

Inscrições e informações: anamarthamaia@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário