Apresentação

A Escola Brasileira de Psicanálise do Campo Freudiano (EBP) apresenta à comunidade psicanalítica e demais interessados um Blog sobre autismo o qual foi nomeado Autismo e Psicanálise Lacaniana.

A EBP constituiu uma comissão em torno do tema tendo como participantes: Cristina Drummond, Cristina Vidigal, Fernanda Otoni Brisset, Lilany Pacheco, Maria do Rosário Barros, Ondina machado, Paula Borsoi, Heloísa Telles, Célia Salles e Tânia Abreu que será responsável por este Blog, utilizando esta ferramenta de comunicação para manter vivo nosso desejo de atuação com sujeitos autistas e, ao mesmo tempo, articular as vertentes clínica, epistêmica e política. O saber da psicanálise toca um real que nos concerne de modo variado e em consonância com nossa época.

Neste blog compartilharemos questões clínicas vivenciadas pelos praticantes da psicanálise em vários âmbitos: ambulatórios, instituições públicas e privadas além dos consultórios. Estas três vertentes se enodam de modo borromeano sendo difícil delimitar fronteiras entre elas de modo tão demarcado. Assim, no âmbito da política, acompanharemos as medidas que interferem de modo direto tanto na atuação privada dos consultórios quanto nas instituições, assim como o que acontece nas cidades e nas comunidades no tocante ao autismo, mantendo aberto e pulsante o diálogo da psicanálise com outros campos do saber.

A comunidade psicanalítica de Orientação Lacaniana tem no caráter epistêmico um dos fundamentos de sua existência. Neste sentido nossos leitores encontrarão neste blog não só textos sobre o tema, como indicações bibliográficas e filmografia que os mantenham informados sobre o que os psicanalistas têm a propor a respeito das questões que a clínica do autismo nos aponta na contemporaneidade.

Contamos com a leitura e compartilhamento de todos que farão o sucesso de nossa iniciativa! Tânia Abreu Comissão Autismo e Psicanálise Lacaniana Escola Brasileira de Psicanálise/ Associação Mundial de Psicanálise

Nenhum comentário:

Postar um comentário