segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Seminário Autismo e Psicose Infantil - da clínica à política, e retorno




É então que Melanie Klein, com este instinto animal que a fez aliás perfurar uma soma de conhecimentos até então impenetrável, ousa lhe falar - falar a um ser que se deixa, pois, apreender como alguém que, no sentido simbólico do termo, não responde. Ele está lá como se ela não existisse, como se fosse um móvel. E, entretanto, ela lhe fala.

                        Jacques Lacan, O Seminário 1: os escritos técnicos de Freud.


É com o caso Dick - publicado por Melanie Klein no artigo "A importância da formação do símbolo no desenvolvimento do ego" (1930) - que Lacan  (1953-1954) introduz questões sobre o lugar do imaginário na estrutura simbólica.

Neste "texto precioso" de Klein, sobre um menino autista que "está inteirinho na realidade, no estado puro, inconstituído", Lacan esboça o que mais tarde chamará de real, diferenciando-o da realidade.

Mas enquanto Klein enfatiza as fantasias imaginárias que invadem o menino Dick, Rosine Lefort se orienta pela falta de objeto, pela topologia das bordas, faz uso da interpretação fora-do-sentido [hors sens] e inventa um modo de trabalhar com crianças autistas e psicóticas.

Assim, no Seminário de setembro, trabalharemos o caso Dick, que será apresentado por Maria Elizabeth da Costa Araújo, introduzindo a leitura de Lacan sobre o caso Robert.

A segunda parte do Seminário será dedicada à exibição e conversação em torno do documentário "Autismos Entreditos", dirigido por Pâmela Perez, sobre os desafios, limites e apostas no tratamento de adultos em CAPS, através de depoimentos de mães, familiares e dos próprios usuários da Saúde Mental.


Coordenação: Ana Martha Maia
Datas: 12 setembro, 3 outubro, 7 novembro e 5 dezembro. Sábados, 10 às 12h.
Local: Sede da EBP-Rio. Rua Capistrano de Abreu, 14. Humaitá.
Inscrições e informações: anamarthamaia@gmail.com

*O Programa de 2015.2, a bibliografia e os textos traduzidos serão enviados por email, para os inscritos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário