segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Seminário Autismo e Psicose Infantil - da clínica à política, e retorno.


No meio desta agitação, um objeto aparece: Robert é invadido pela presença da mamadeira, uma mamadeira de leite que eu coloquei, como de costume, no material da sessão. De fato, é a presença desta mamadeira no campo da sessão e a presença do Outro que fazem explodir e revelam a loucura de Robert.
Rosine e Robert Lefort, Estructures de la psychose.
O Seminário de outubro será dedicado à leitura das três primeiras sessões do caso Robert e dos comentários apresentados por Rosine na Journée de outono da ECF, de 1981. São justamente as sessões que ela destaca para indicar a função do objeto mamadeira, relacionado à tentativa de mutilação e intensa agitação de Robert. As referências bibliográficas são o primeiro capítulo do livro dos Leforts (ou o texto "Les trois premières séances du traitement de l'Enfant au loup", publicado em Ornicar? 03/1984,28) e o Capítulo 2 "Autismo e real: balizas para a prática", de A batalha do autismo: da clínica à política, de Éric Laurent.

Na segunda parte do Seminário - com formação em Licenciatura plena em Dança, Pós-Graduação em Estudos Avançados em Dança Contemporânea e Pós-Graduação em Terapia através do Movimento, Corpo e Subjetivação - Cassia Charrison apresentará um caso atendido em CAPs adulto e falará sobre o trabalho que tem realizado, há muitos anos, na saúde mental no Rio de Janeiro. "Fazer um corpo através da dança" é como intitula este caso.

Começaremos, excepcionalmente, às 9:30h e convidamos a todos para participar da Preparatória da XXIV Jornada da EBP-Rio que iniciará em seguida.

CoordenaçãoAna Martha Maia (EBP/AMP)
Data: 3 outubro, 7 novembro e 5 dezembro. Sábados, 10h.
Local: Sede da EBP-Rio. Rua Capistrano de Abreu, 14. Humaitá.
Informações: anamarthamaia@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário