quarta-feira, 1 de junho de 2016

Seminário Autismo e Psicose Infantil - da clínica à política, e retorno.

"Como assegurar um “tratamento sob medida” para cada uma dessas posições subjetivas? Como complementar a “clínica do sujeito” (Paolo, Pietro e Maria) com uma “clínica do parceiro" (Romilda) que combina com a posição subjetiva de cada um? Virginio Baïo, La Petite Girafe.

"Não existe posição inicial a tomar: alguns não recebem jamais os pais, uma vez engajado o trabalho com a criança, outros ajustam suas posições caso a caso." Élizabeth Leclerc-Razavet, L'inconscient sort de la bouche des enfants.

"Os pais, parceiros da experiência" foi um dos eixos temáticos da Première Journée de la Fédération des Instituitions de Psychanalyse Appliquée (FIPA), realizada em Bordeaux, 12 de março, com o tema "Problemas atuais da psicanálise aplicada". Neste ano, estamos trabalhando sobre a distinção do autismo em torno do caso Robert, o Menino Lobo de Rosine Lefort. E a partir da Teoria do Parceiro, de Miller (Quarto 77, 2002), temos também nos dedicado à leitura e discussão de casos apresentados na bibliografia indicada por Daniel Roy para esta Journée da FIPA, visando os pais como parceiros. Em nosso encontro de junho, iniciaremos a leitura do Capítulo IV: "Le deux impossible et le Un unifiant du psychotique - Son objet: le sienpénis" (Les structures de la psychose: L'Enfant au loup et le Président, Paris: Seuil, 1988) e abordaremos os casos que Élizabeth Leclerc-Razavet (L'inconscient sort de la bouche des enfants, Paris: Éditions Nouvelles Cécile Defaut, 2013) e Viginio Baio ("La demande des parents", La petite girafe, n. 20, dez. 2004) apresentam em seus textos.

Coordenação: Ana Martha Maia (EBP/AMP).
Colaboradora: Bruna Brito.
Comissão de Tradução : Ana Martha Maia, Anna Carolina Nogueira, Astrea Gama e Silva, Bruna Brito, Luiza Sarrat Rangel, Maria Elizabeth Araújo e Marina Valle.
Data: 4 junho, 2 julho, 3 setembro, 1 outubro, 19 novembro e 3 dezembro. Sábados, 10h.
Local: Sede da EBP-Rio. Rua Capistrano de Abreu, 14. Humaitá.
Informações: anamarthamaia@gmail.com

*Aos inscritos que ainda não receberam, solicitar as traduções por email.

Nenhum comentário:

Postar um comentário