quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Abertura ao singular. Por Silvia Sato.

Abertura ao singular

Silvia Sato[1]

            A experiência de supervisão numa Ama em Ribeirão Preto, cidade do interior de SP, tem me possibilitado construir um saber na Clínica do Autismo. Começo pela abertura da Instituição, através de alguns de seus profissionais, que demandaram supervisão com um desejo claro de saber sobre o fazer no dia-a-dia com seus alunos. A cada supervisão um encontro com o silencio ou barulho de cada autista através do que é contado pelos profissionais, onde se pode extrair de seus atos algo de seu gozo solitário.
            A abertura para a surpresa e a disponibilidade para o inesperado do lado dos profissionais, abre gradativamente para a escuta e leitura de um modo singular do aluno se colocar na relação com o outro na instituição. De modo diferente em cada profissional, seja psicopedagoga, diretora, psicóloga, educador, terapeuta ocupacional, assistente social, algumas situações vão sendo descobertas como presença de um ser que se satisfaz de maneira ímpar.
            No esconder atrás de uma vassoura quando brinca de esconde- esconde; no sorriso que diz bom dia, enquanto outro profissional por não ler em seu rosto, demanda e afirma que ele não deu bom dia; no aperto forte da mão do professor nos momentos em que não quer ir embora da Ama e que se surpreende com o aperto que o profissional dá de volta, fazendo- o soltar e ir; na introdução dos dinossauros na história coletiva que fala sobre a chapeuzinho vermelho; na atenção ao objeto autístico que um aluno carrega consigo em seu tempo na instituição como meio de apaziguar sua angústia. Entendo que é no "espaço de um lapso" que algo da criação do autista pode ser recolhido como algo que diga da forma como vai poder estar no mundo.
            O que encontro nessa instituição são crianças, adolescentes e adultos autistas ou não, que convivem numa rotina coletiva, que permite o espaço do um a um. O que escuto nas supervisões me fez supor que são "Autistas educados", já que experimentam um convívio nessa clínica- escola que se contrapõe ao isolamento que encontrávamos em tempos passados. Autistas que sofreram o efeito de estar no coletivo, diante sim de algumas demandas, mas ao mesmo tempo diante de um espaço que tenta permitir a distância necessária a cada um.
            Acolhidos por alguns profissionais que buscam rever seus conceitos e que sustentam uma prática atravessados pela psicanálise, que prezam pelo modo como cada um inventa seu estar no mundo, não sem considerar o laço social, mas sem estar fixado no ideal de educação ou de saúde mental. Apresentando uma disponibilidade para o novo e uma reconstrução do que é o autismo e do fazer com cada um.
            Entre uma prática pré- estabelecida e com uma orientação precisa, mas que exclui o falasser em seu modo singular de satisfação, e com a inclusão da psicanálise como orientador de uma prática, percebe- se uma tentativa de incluir algo desse vivo e inventivo que é a apropriação de um autista em seu mundo. Assim, acompanho profissionais que se agradam em localizar nas referências lacanianas, possibilidades de construir algum saber que favoreça um fazer que não apague o sujeito, o falasser. Prática que indica um certo desapego ao diagnostico pois o acento se encontra na construção do que fazer com o autista, incluindo- o na rotina da Ama, mas ao mesmo tempo, sem excluí-lo da possibilidade de inventar como se inserir nessa rotina...
            A escolha por oferecer a possibilidade de escolha por parte do autista, parece se sustentar numa escuta que considera além da fala o ato e que ao manter uma distância dentro do convívio, acolhe a defesa de cada um ao se manter afastado dentro do que é a sua medida. Como escutei num relato onde uma menina autista afirma: "Faço parte da escola, mas não faço parte do grupo"
            Acolher a distância necessária a cada um e a forma de inserção possível a cada um considera que assim como as mulheres, o autista não faz grupo, mas sim nos apresenta o ápice do um a um. Assim, penso a clinica do autismo como o ápice da singularidade, onde o laço possível com o Outro e o uso da linguagem permite numa apropriação singular um colocar- se no mundo a seu modo, com seu gozo que dificulta o laço social e com o qual se pode inventar ou talvez no caso do autismo caiba melhor dizer, criar uma maneira de fazer.
            Essa experiência tem me feito pensar que a psicanálise nos coloca a questão de como o autista pode se colocar menos defendido no mundo, na medida em que com o outro vai criando um "menos no real"[2]




[1] Psicanalista, membro da EBP/AMP, supervisora da AMA-RP
[2] Barros, MRCR: A questão do autismo, in Autismo(s) e atualidade: uma leitura lacaniana, EBP, Scriptum Livros, BH, 2012.

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