sexta-feira, 11 de março de 2016

Seminário Autismo e Psicose Infantil - da clínica à política, e retorno

 O que esta marca vem assinalar é que o sujeito consente a um retorno pelo outro, pelo parceiro, para tratar suas relações com o gozo. Ele não faz mais isto sozinho em seu quarto, como seu pai nos diz, mas passando pela dimensão do parceiro. É o retorno pelo outro que vem nomear a intervenção sobre a adolescência para este sujeito.

Jean-Pierre Rouillon, O trabalho com os pais - da função de resíduo à surpresa. Préliminaire, n.13.

O sintoma de um sujeito psicótico, o encontro com os pais e a intervenção do analista se destacam neste caso clínico publicado por Rouillon e faz parte da bibliografia sugerida por Daniel Roy, para a Première Journée de la Fédération des Instituitions de Psychanalyse Appliquée (FIPA). No mesmo dia de nosso Seminário de março, esta Journée será realizada em Bordeaux, com o tema "Problemas atuais da psicanálise aplicada".

Assim, em nosso próximo encontro, prosseguiremos na leitura do Capítulo II do livro dos Leforts (1988) intitulado "Les structures de la psychose: L'enfant au loup et le Président" e, na segunda parte do Seminário, trabalharemos em torno deste caso de Rouillon, orientados pela Teoria do Parceiro, de Miller, e "em direção à adolescência", como ele propôs ao Institut de l'Enfant, na última Journée. 

Coordenação: Ana Martha Maia (EBP/AMP).
Colaboradora: Bruna Brito.
Comissão de Tradução : Ana Martha Maia, Anna Carolina Nogueira, Astrea Gama e Silva, Bruna Brito, Luiza Sarrat Rangel, Maria Elizabeth Araújo e Marina Valle.
Data: 12 março, 9 abril, 7 maio, 4 junho e 2 junho.
Sábados, 10h.
Local: Sede da EBP-Rio. Rua Capistrano de Abreu, 14. Humaitá.
Informações: anamarthamaia@gmail.com

*Aos inscritos que ainda não receberam, solicitar as traduções por email. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário