quinta-feira, 6 de abril de 2017

Seminário Autismo e Psicose Infantil - da clínica à política, e retorno.



O horizonte que os Leforts nos indicavam a respeito da estrutura do autismo consiste em poder considerar, de um mesmo ponto de vista e em série, o leque que vai "do autismo primário precoce de uma menina de trinta meses à estrutura autista de um Proust, passando, entre outros, por Poe, Pascal, Dostoievski" [La distinction de l'autisme, 2003, p.181]. Trata-se de visar sempre o mesmo ponto: o gozo do Um.
Éric Laurent, A batalha do autismo - da clínica à política

Temos seguido o fio condutor que percorrem os Leforts no estudo dos casos de Nadia, de Marie-Françoise - a menina a que se referem acima, na citação de La distinction de l'autisme - e de Robert, visando o gozo do Um, como aponta Laurent, na distinção entre os autismos e as psicoses.

O encontro do corpo com a linguagem faz trauma. O gozo marca, transborda, é justamente ele o foco do discurso tecnocientífico e das abordagens centradas na escopia do corpo que, baseadas nas "evidências", visam regular o real do gozo.

Na Conferência dos Leforts realizada no Forum Red CEREDA 4, publicada nas Atas de la Cuarta Jornada de Trabajo sobre Psicoanálisis con Niños: La dirección de la cura, transferencia y interpretación, encontramos referências para a conversação que promoveremos em nosso encontro de abril sobre autismo, psicanálise de orientação lacanaina, epigenética e biopolítica.

Para os encontros seguintes deste semestre, estão confirmadas as presenças das colegas da EBP/AMP:

- 5 de maio: Valéria Verranti

- 3 de junho: Cristiane Barreto

- 1 de julho: Samyra Assad, com o caso “O bem dizer do psicótico”.

Coordenação: Ana Martha Maia (EBP/AMP).

Colaboradora: Bruna Brito.

Comissão de Tradução : Amanda Nunes, Ana Martha Maia, Anna Carolina Nogueira, Astrea Gama e Silva, Bruna Brito, Luiza Sarrat Rangel, Maria Elizabeth Araújo, Marina Valle, Pietro Mega, Sonia Carneiro Leão e Valéria Glioche.

Datas: 8 abril, 6 maio, 3 junho, 1 julho, 5 agosto, 2 setembro, 7 outubro, 11 novembro, 2 dezembro. Sábados, às 10h.

Local: Sede da EBP-Rio. Rua Capistrano de Abreu, 14. Humaitá.

Informações: anamarthamaia@gmail.com

* Para facilitar o acesso à leitura, a coordenação e participantes do Seminário contribuem com a tradução de textos. Aos inscritos que ainda não receberam, pedimos que as solicitem por email.

Nenhum comentário:

Postar um comentário