sexta-feira, 12 de junho de 2015

Seminário Autismo e Psicose Infantil – da clínica à política, e retorno.


 Seminário Autismo e Psicose Infantil – da clínica à política, e retorno.

Topologicamente, a estrutura do corpo de Nadia, isto é, a do pequeno sujeito na aurora da vida, parece ser uma fita de Moebius, torcida sobre ela mesma, superfície de um só lado, sem exterior, nem interior e, mais ainda, uma superfície topologicamente não furada. Isso cria problemas em relação aos orifícios reais da criança. [...] no caso de Marie-Françoise, bloqueada diante do alimento e colando seu duplo em seu olho, vem ainda sublinhar que a superfície do corpo é o lugar da estrutura do começo da vida.
Rosine e Robert Lefort, Nascimento do Outro.
         Com “O espelho no real”, vimos que o corpo se constitui como imagem no espelho e, pela topologia dos nós, que é pela imagem que o corpo participa da economia de gozo, desde a “aurora da vida”.
         "A emergência de um apelo ao Outro" e "Conclusões" são as referências do livro para nosso tema do próximo sábado: “Topologia e borda pulsional”. Trabalharemos o corpo no autismo, por meio dos conceitos de borda pulsional e neo-borda (Laurent, A batalha do autismo e Maleval, Clinica del espectro del autismo), a partir da construção conceitual anglo-saxã, cujos principais termos são carapaça (Mahler), fortaleza vazia (Bettelheim) e encapsulamento (Tustin), tendo em vista o trabalho que Marie-Françoise realiza com Rosine.
         Na segunda parte do Seminário, com muito prazer, receberemos uma convidada: Cristiane Barreto (EBP/AMP) - integrante da Coordenação da Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente da Secretaria de Saúde de Belo Horizonte e supervisora de CAPsi. Sua apresentação de caso é intitulada "O tratamento do autismo, uma experiência".

Coordenação: Ana Martha Maia
Datas: 13 junho, 4 julho, 8 agosto, 12 setembro, 3 outubro, 7 novembro e 5 dezembro. Sábados, 10 às 12h.
Local: Sede da EBP-Rio. Rua Capistrano de Abreu, 14. Humaitá. Inscrições e informaçõesanamarthamaia@gmail.com
*Aos inscritos que ainda não receberam, solicitar o texto de Jean-Claude Maleval, "Clinica del espectro del autismo", publicado em Estudios sobre el autismo, Buenos Aires: Colección Diva, 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário