quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Encontro com a Clínica do Autismo




Vamos retomar o Encontro com a Clínica do Autismo nos dias 30/09, 28/10 e 02/12, às 18h30, a partir dos temas que foram extraídos dos encontros anteriores: circuito pulsional, transferência e sintoma. 

Nossa proposta de pesquisa não visa apenas uma questão diagnóstica, mas acompanhar as soluções criativas que os autistas encontram para o que os atormenta.

Pretendemos verificar a maneira que os autistas encontram para tratar o impacto do significante sobre o corpo, que tem para eles efeitos devastadores, em um circuito pulsional a partir da inscrição de algum intervalo, de circunscrever um ponto de impossível. Cingir essa dimensão necessária ao trabalho com autistas pode nos orientar no seu acolhimento, ficando atentos à modalidade de laço que pode se desenvolver sob transferência.

Desejamos partilhar essa orientação com colegas de outras disciplinas convocadas a diagnosticar, medicalizar e incluir, que podem nos transmitir os impasses experimentados em sua prática e as soluções encontradas para dar aos autistas um lugar de sujeito.

Algumas perguntas nortearão nosso trabalho:
Como acolher os autistas, levando em conta o insuportável que se apresenta no convívio com os outros?
Como os familiares, os analistas e profissionais da educação podem acompanhar os autistas em seu trabalho para abrir brechas no que os obriga ao isolamento?

Como abrir caminho para a descoberta e a invenção de maneiras que tornem possível o encontro?

Para o encontro do dia 30/09, a discussão será a partir do texto: "Por que a hipótese de uma estrutura autística?", de Jean-Claude Maleval, disponível pelo link: http://www.opcaolacaniana.com.br/nranterior/numero18/texto7.html

Esperamos vocês.


Coordenação:
Maria do Rosário Collier do Rêgo Barros
Paula Borsoi

Nenhum comentário:

Postar um comentário