segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Seminário Autismo e Psicose Infantil - da clínica à política, e retorno - Barra da Tijuca


Corpo, sintoma e gozo.

"Trata-se de introduzir outra coisa que a dimensão do apelo, alguma coisa que convenha especificamente à estrutura do autismo, a saber, apostar sobre a presença do objeto nesta tentativa de simbolização."

Hélène Deltombe, Lorsque l'enfant questionne.

Como estabelecer um laço de trabalho e se tornar um parceiro real do autista? Como situar a interpretação e a transferência, a partir da instauração da relação com o objeto?

Em nosso encontro de novembro, nós nos dedicaremos à discussão do caso apresentado no capítulo 5 deste livro de Deltombe que trata do trabalho de uma pequena criança de "se extrair de sua colagem ao objeto e entrar no mundo dos significantes". Vejamos o que nos ensina este menino autista sobre a solução inventada por ele para sair do mutismo, assim como o manejo da analista, a forma como usa o corpo neste caso e suas intervenções.

E a data se aproxima! Nos dias 18 e 19 de novembro, estaremos coordenando o Curso "Autismo e Psicose Infantil - política, clínica e prática em instituição", com as professoras convidadas Marita Manzotti (EOL/AMP) e Daniela Teggi (EOL/AMP). Informações pelo site hsz.org.br, Hospital São Zacharias/SEPAI e pelo telefone: 2244-2698. As vagas são limitadíssimas.



Coordenação: Ana Martha Maia (EBP/AMP).

Colaboradoras: Bruna Brito e Valéria Glioche.

Comissão de Tradução : Ana Martha Maia, Anna Carolina Nogueira, Astrea Gama e Silva, Bruna Brito, Luiza Sarrat Rangel, Maria Elizabeth Araújo, Marina Valle, Sônia Leão e Valéria Glioche.

Datas: 16 novembro e 7 dezembro. Primeiras quartas-feiras de cada mês, às 12:30h.

Local: Rua Rui Frazão Soares, 121/sala 205. La Playa. Alpha Barra I.

Informações: anamarthamaia@gmail.com



*Aos inscritos que ainda não receberam, solicitar as traduções por email. Para os participantes que ainda não conseguiram comprar o livro, fazemos pedidos diretamente à editora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário