sábado, 28 de março de 2015

Notícias da III Jornada do MPASP

“Ser no Mundo, é ser no Mundo com Outro!” disse Elizabeth Cavalcanti. E foi com esta frase que escutei, que iniciou minha jornada, nesta Jornada do MPASP, que aconteceu nos dias 20 e 21 de março, na UFRJ e no Pinel.
Foram muitas as discussões e debates acalorados sobre o lugar do sujeito enquanto autista. 
A questão da estrutura não poderia faltar. Foi discutido para onde discorrem as traços precoces do autismo, quando diluídos, se para a psicose, ou para neurose. Será possível mudar uma estrutura? - eu me perguntava, uma vez que estavam presentes analistas com diferentes abordagens teóricas. Será que não foi uma escolha do sujeito para lidar com o mundo, com a linguagem, desta forma? 
Todas as questões levantadas foram pontuadas por diversos pontos de vista, todos com o mesmo objetivo de afirmar a psicanálise como um tratamento possível nos casos de autismo e a importância da singularidade em cada caso.
Sábado, pela amanhã, houve a apresentação do filme “Outras Vozes”, de Iván Ruíz, sobre um menino com traços de autismo que foi diagnosticado precocemente. Muito rico este documentário!
Na mesa de Marina Valle, nossa colega psiquiatra do Seminário da EBP-Rio Autismo e psicose infantil, o tema discutido foi Genética e Neurociência. Marina abordou os métodos de tratamento por repetição e condicionamento e trouxe uma questão interessante sobre a Affinity Therapy, enquanto Fernando Ramos ressaltou a importância da articulação entre psicanálise e neurociências, dizendo que não devemos “ ter medo da neurobiologia”.
Vanessa Brandão apresentou um trabalho que elaborou com Ana Martha Maia para a Mesa sobre o diagnóstico diferencial: autismos, psicoses e deficiência, articulando clínica, teoria e política. Nesta mesma Mesa, coordenada por Dóris Diogo, Ana Beatriz Freire apresentou um trabalho sobre autismo e Bruna Brito esteve presente com um trabalho sobre a psicose. Foi uma Mesa muito elogiada.
Pena que na apresentação de nosso Pôster não houve debate, mas a formulação do texto nos serviu para entender a proposta do MPASP e por que a EBP esteve tão presente.
Amanda Nunes - aluna do ICP-RJ, participante do Projeto Lugar & Laços e do laboratório "A criança ente a mulher e a mãe" (CIEN-Rio).

Nenhum comentário:

Postar um comentário